sábado, 14 de agosto de 2010

Hábito da leitura

Desde muito pequena, eu sempre fui apaixonada por livros. Sempre tive o hábito da leitura. Me lembro que desde que tinha 8 anos de idade, frequentava todos os dias a Biblioteca Infantil. Assistia a leitura do livro do dia e depois ficava horas lendo todos os livrinhos que achavam pela frente. Fui crescendo e o hábito da leitura sempre me acompanhando. Tinha um caderninho onde anotava todos os livros que lia, eram mais de 100. Não sei por que motivo, nos últimos dois anos, abandonei por completo os livros. Foi quando comecei a me dedicar exclusivamente ao Scrapbook Digital. Mas ai de repente, como num estalo, me deu uma vontade de voltar a ler. Visitando o Blog da @mahmind e da @happybatatinha     eu descobri o  Skoob um site muito bacana para os amantes da leitura. Lá podemos montar nossa estante virtual anotando todos os livros lidos, que queremos ler, ver a opinião de quem já leu e muito mais. Já criei minha conta, só não consegui lembrar de todos os livros que já li, pq infelizmente perdi o caderninho onde anotado todos. Quem quiser ver "minha estante virtual" é só clicar AQUI . Eu sempre quis que o Khalil tivesse essa mesma paixão por livros. Ai resolvi comprar pra ele um livro que foi um dos que mais me marcou quando comecei a ler livros "maiores", antes era aqueles bem fininhos que lia na Biblioteca Infantil Cecília Meirelles". Saudade daquele tempinho. Comprei a "Ilha Perdida" um dos livros mais gostosinhos de ler quando se tem 8 ou 10 anos. Ele ficou todo feliz quando o carteiro entregou os livros (Pra mim comprei "Querido John") Já queria até faltar no colégio pra ficar lendo. Mas com o passar dos dias, vejo que ele não tem a mesma paixão que eu tinha. Nem sei se um dia terá. Ele até curte quando está lendo, comenta os fatos do livro comigo, mas eu preciso sempre estar "mandando" ele ler o livro. Ele nunca lê espontaneamente. Eu também não quero ficar pressionando. Espero que isso mude e que ele possa descobrir como é maravilhoso o mundo da leitura.

5 comentários:

  1. Ju, também ADORO ler. Sou uma apaixonada viciada mesmo. rsrsrs
    Compra livrinhos menores para estimular, procura pegar temas daquilo que ele mais goste, crie uma rotina pra ele ler nem que seja algumas páginas por dia só! Combinem de ler no mesmo horário, juntos. Tudo isso vai estimular o prazer.
    Com o tempo ele se apaixonada também!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!! Tbm amo ler!! Acho que já li uns 20 livros esse ano. Comprei mais dois semana passada e to lendo 1!! Aqui em casa eu sempre comprei livrinhos pros meninos, desde que nasceram. Eles amam livros. Já somos sócios de carteirinha da Nobel aqui em Assis! kkkk As vendedoras até já conhecem os meninos...Continua comprando livros que logo log o Khalil toma gosto pela coisa!! :D
    bjão....

    PS: Amei teu cantinho!

    ResponderExcluir
  3. Ju, eu também leio desde criança! O meu primeiro livro foi o 'A Montanha Encantada' da Maria José Dupré. Eu nunca me esqueço! É a mesma autora da 'Ilha Perdida'. Depois vieram muitos outros, mas até hoje eu sou leitora apaixonada e compulsiva! Não me deixe com um cartão de crédito em mãos em uma livraria... hahahaha Seria de ler até quando tomo banho! Se isso fosse possível!
    Deixe que o Khalil descubra sozinho esta paixão. Se ele já lê, é um bom sinal. Os meus filhos também só lêem se mando, mas o Junior já pegou o gostinho e ele mesmo compra os livros que mais o atrai. bjks!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!!!

    Ah, o Skoob é o oásis dos leitores! Eu adoro! E se tu fuçar dá pra ver o que o pessoal pensa do livro e ter uma idéia de comprar ou não.

    Eu comecei a ler muito, muito nova. No início gibis e depois diretamente livros adultos. Nunca li nada da série Vagalume, por exemplo. Minha mãe sempre foi minha musa inspiradora. Ela lia muito!

    Eu não tenho filhos mas uma dica que dou, se é que me permite, é ler para o Khalil antes de dormir. Mesmo que ele já esteja numa idade que teoricamente isso não é "permitido". É muito legal ler em dois!

    Smacks pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Ju, menino é assim... (preconceituooooosaaa....). A minha Gabi le muito, mas Lucas, que está alfabetizando, se mostra bem preguiçoso. Ele resiste ao máximo. Mas o nosso papel é insistir, né? Delicadamente...

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra o meu dia. Obrigada!!!